05/03/2016

THE RISE UP: O LEVANTE!

Amigos! Há quanto tempo não? Depois de um longo período de ausência "Xtrema" cá estamos nós para continuar nossa longa jornada na criação desse "old school game" que é o que esse projeto representa. Um salve pra todos os que acompanham até aqui essa jornada e um salve para as mais de 60.000 pessoas que acessaram esse blog procurando informações sobre o jogo: Megaman e Cia agradecem seus 60.000 fãs, é muito poder! Rs... Mas vamos lá! Vamos falar do que importa mais para Vocês nessa estrada até aqui.

Com o advento dos inúmeros screenpacks existentes, de tudo quanto é gosto e modo, de 2010 pra ca, é complicado não cair na redundância ao criar um.

Pensando nisso foi que a idéia de usar o background animado da "Area Zero", um dos estágios finais de Megaman X5, fora abortada uma vez que essa temática já debutou (muito bem por sinal) em outros projetos de Megaman X no cenário Mugen.

A opção foi utilizar o modelo básico mesmo e nisso era preciso uma coisa que combinasse com o layout dos boxes de seleção, que aliás aumentaram de tamanho para se adequar ao design. O resultado inicial? Vejam a imagem abaixo:

Resolução Powered By Mugen 1.0:
Mas ainda tem coisas a fazer!


Isso é a base a ser usada pra fazer o conteúdo final. É claro: Pretendo adicionar alguns Elementos a animados nessa tela como o "Player Select", no topo, que irá mudar para os dizeres "Selecione O Personagem" a cada "x" segundos. Temos ainda uma animação que ficará rolando atrás dos boxes de seleção e essa "carenagem" vazia que Vocês vêem no centro, abaixo do select, é aonde ficará a imagem dos estágios e antes da seleção deles irão aparecer informações importantes sobre o jogo. Vocês vão entender o porque da necessidade disso mais á frente...

Falando em "Player Select" quando Você entra na Tela de Seleção, de qualquer modo, Você ouvirá do anunciante exatamente esses dizeres, ficou bem legal! Uns segundos depois Você ouve em bom PT-BR "Selecione O Personagem", porque? Porque a pretenção é fazer um jogo "bilíngue" na medida do possível, cê vai gostar!

Integração de idiomas: Essa tela, mostrada antes, já diz
que não há problemas em se ter um "Dual Language" no game.

É claro que o bom senso está em dia: Há a preocupação de "cara... nem tudo traduzido fica very good", sim, de fato! Por isso tem a preocupação de manter o material fonte o máximo possível, mas adaptando a nossa cultura. Um exemplo é a mensagem de Round 1, 2 e 3, que aqui no game é definido por Aviso (Warning): Você ouve "First Warning: Reploid Conflict In Progress..." mas os dizeres na tela vão estar em português. Isso é um exemplo de como a mesclagem é feita. No "Fight!" Você ouvirá "Battle!" e a mensagem na tela estará em português. Crer que o pessoal estrangeiro vai se incomodar com isso é algo pouco provável.

Ainda no assunto linguagem: Desejo colocar duas vozes para cada personagem, uma em Português e outra em Inglês. Estou estudando o sistema de botões para tal, tipo: Escolhendo o char com botão A, B ou C as Vozes serão em Português e com X, Y ou Z seleciona a dublagem English. Eu consegui de forma bem sucedida implantar isso no personagem Megaman X e pro Beta 1.3 espero já ter consolidado nos personagens participantes do teste.

Mudando de foco: Os boxes e a temática da seleção de modos sofreram alteração. Classifiquei cada modo, Single, Tag & Team por níveis de habilidade necessárias pelo jogador e dificuldade proveniente da adaptação do mesmo ao tipo selecionado. A dificuldade de cada modo tem um ranking do próprio Megaman X numa vibe que se iniciou apartir do quinto game da franquia, tipo: SA, GA, PA, MEH, etc...

Não é Pokémon, mas o "Mode Select" subiu de nível e evoluiu:
"Red, Blue & Neo Hunter" agora estão com nomes na linguagem
Nativa. Os ícones com os chars torna a seleção intuitiva
pra galera do outro lado domundo não se perder na vibe!

A dificuldade em questão é definida assim: Jogar no modo Solo, como no Megaman tradicional, é classificado mais difícil pelo fato de Você estar a mercê de encarar um oponente em Tag ou num time de até 4 personagens por round. Jogar no modo "Tag" requer mais habilidade para entender o sistema de luta e usar o Team Hyper ou Tag Combo a seu favor. Já o modo "Team" é mais tático pelo fato de poder definir, como em K.O.F, um time 
de até 4 personagens para ir "minando" o oponente de forma gradativa sendo este o modo mais fácil de lidar.

Agora vamos falar de duas coisas interessantes e inéditas que criei pro jogo: O "Dip Switch" / "Pause Menu" e o "Next Stage Show". Falemos primeiro do "Dip Switch".

Duvidamos de Você já ter visto algo assim no Mugen...
Brimks! Bom, mas se viu... Esse é de outro nível!

No Menu de Pause Você tem algumas opções pro seu personagem que vão de informação sobre o mesmo, dados de nível e poder até mexer nos "Dip Swithes". Esses podem ser destravados através dos Upgrades que Você pode "comprar" pro seu personagem conforme vai jogando com Ele no Modo Arcade / Story, Survival ou Versus.

Como funciona? Você vai lutando e aumentando seu "Battle Score". Quando atingir uma pontuação específica Você subirá de nível (Level Up!!) e poderá adquirir uma habilidade específica daquele personagem tipo: Usar Xtremes específicos ou aumentar momentaneamente algum status apertando o botão de habilidade especial + alguma direção pré definida.

Com isso um novo leque de estratégias surge e, por crer, nada parecido foi experimentado no Mugen ainda! Vai ser uma viagem e tanto ver Vocês testando esse implemento e mandando suas idéias para melhora-lo.

Por falar em melhorias: O "feeling" de trabalho exclusivo está em alta com o também inédito "Next Stage System". Como Ele funciona? Ao selecionar seu personagem Você automaticamente verá, como em todo game da série Megaman clássica, um mapa com 8 fases iniciais, ao redor da tela, e no meio a fase final que consiste em mais 4 desafios totalizando 12 fases até ver o final da saga.

Porém... Ainda não tem como mostrar não porque não está pronto, mas de devido a não ter ainda uma definição de em qual estágio cada personagem vai aparecer em específico. O que se pode dizer, até aqui, é que cada estágio / cenário será pertencente de mais de um personagem. O sistema em si está pronto, mas mostra-lo será viavel apenas quando houver firmeza sobre as fases que o jogo realmente estarão na história deste...

Ok, no início da semana, na Terça feira dia 07, a pretenção é mostrar um vídeo mostrando parte do que escrevi aqui e quebrar uns "mitos" que rolam sobre esse projeto. 5 anos molda muitos boatos. Na segunda feira, dia 06, o diálogo é sobre o rooster de seleção e o modo online que virá "a parte". Explicações, explicações... Mas em fim. Estamos de volta e let's Rock!
 

15 mensagens:

Ultimate Bass 3/05/2016 7:20 PM  

quero ser o primeiro a comentar e dizer que TA FODA! sistema de level up? nunca vi isso no mugen antes dum jeito que funcione e fosse interferir no jogo de alguma forma. kralho lek tu mandou benzao agora mano. porra, tem que lançar o 1.3 logo to que nem adolecente nessa porra! kkkkkk! parabéns pelas idéias mas quero é jogar logo!!!!

Ewerton,  3/05/2016 7:39 PM  

parabéns! qualidade exelente do material. to doido pra colocar as mãos no jogo. cara você tem mto talento pra isso de mugen as ideias tao ótimas. força ai!

tiago zero,  3/05/2016 7:43 PM  

TAVA ESPERANDO ALGUÉM FALAR ALGUMA COISA PRA VE SE TA HYPADO HUEHUEHUEHUEHUEHUE! KRA TU É FODA SENÃO FOR O MELHR EM MUGEN COM CERTEZA O MLHOR EM MEGAMAN TU É. APESAR DE EU ODIAR LER!! HEHEHEEHEHHEEH! PO POSTA NEWS EM VIDEO E EM ESCRITA PRA QUEM GOSTA PQ ACHO Q VAI BOBAR MAIS. MAS LI TUDO E PORRA TU VAI COLOAR LEVEL UP NO MUGEN? QUE FODA! TO ESPERANDO PRA VER ESSE STAGE SELECT AI TAMBEM. PARABÉNS PELO PROJETO VOLTAR!!

richard,  3/05/2016 8:04 PM  

shou-de-bo-la! notei que no centro do menu de seleção de personagem tem o logotipo de cada jogo acho que esse toque ficou foda. tomara que desse beta tenha os personagens classicos tipo o megaman normal o protoman o guttsman e tals. gostei do que li e parece que continua um projeto bem diferenciado. parabéns!

Anônimo,  3/05/2016 8:14 PM  

LEVEL UP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! KRALHO!!

Anônimo,  3/05/2016 8:33 PM  

chorei

Zeroko Hime,  3/05/2016 9:14 PM  

meu cybergod! voce é demais hein? várias coisas que você faz com screenpack e ainda esse lance do upgrade vai ficar muito bom! doida pelo beta 3. meus parabéns pelo empenho!

SANDAIME,  3/05/2016 10:10 PM  

cara seu projeto tinha que ser comprado pela capcom de tão interessante. ja tentou publicar essa porra num forum da unity ou parecido? tem coisa de mugen lá e de megaman ainda por cima mas não tem a mesma ideia. ta perdendo tempo um pouco nesse stand alone porque a comunidade é mais ampla lá. nomais ta otimo em tudo continua assim e espero mais novidades sebem que to satisfeito com o que li muito bom mesmo!

Unknown 3/06/2016 6:12 AM  

cara esse mugem
ta bom demais to vendo coisas q nunca vi antes em nenhum mandou muito bem

Unknown 3/06/2016 10:18 AM  

Maneiro,mal posso esperar.
Deve ser bom que nem o MMX - Corrupted.

Anônimo,  3/06/2016 3:55 PM  

to doido pra ver essas feats de upgrade e esse stage select. ta prometendo heim?!

Hou-Ou Kami 3/06/2016 3:59 PM  

acho importante vocês deixarem claro pro pessoal que isso é um projeto fechado pra não dar treta. tenho que dizer que estou cético com relação ao modo de upgrade...

KISEITAI,  3/07/2016 6:53 AM  

esperando o modo online e quero vr também esse tal de upgrade nunca vi isso no mugen parece interessante e quero ver como vai fazer isso

Taisson,  3/07/2016 7:25 AM  

acho ambicioso esse negocio de uograde, não sei não... além do mais como vai ter stage select se o mugen não permite alteração no codigo fonte? só acredito vendo. a sim, uma dica pra vocês é que invés de postar news em pouco tempo deixa pra postar so de 15 em 15 dias ou todo fim de semana porque senão vces não vão ter tempo de fazer nada. é só uma dica mas faz como preferir

Anônimo,  3/07/2016 9:24 PM  

KERO MODO ONLINE PORRA!!

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